Já não temos Ministério da Cultura… duvido muito que, nos próximos tempos, a Cultura Portuguesa e a chamada “Portugalidade” venham a desenvolver-se em casa. Apesar disso, e com muito agrado observo, Portugal tem feito uma excelente comunicação e promoção do país no estrangeiro, algo que, na minha opinião, pode contribuir em muito, não só na nossa economia, como na nossa auto-estima “Se até os estrangeiros gostam de Portugal é porque deve ser bom de certeza”. Em honra do passado Dia de Portugal e em jeito de chamada de atenção para o novo Governo-Culture-Less seguem algumas iniciativas que venho a acompanhar e que achei simplesmente geniais.

Já neste Domingo é o Dia de Portugal em Nova Iorque uma iniciativa que nasceu de um grupo de portugueses a residir em Nova Iorque, intitulado Portuguese Circle. O evento é realizado em parceria com a New York Road Runners, entidade responsável pela maioria das corridas oficiais que têm lugar em Nova Iorque, incluindo a famosa New York Marathon.  Este evento tem o apoio e o patrocínio do Turismo de Portugal, Banco BiG, Cafés Delta, EDP e CISA Trading, o Portugal Day NY reúne também apoios de empresas como TAP, Vila Galé ou Ivity Brand Corp. Uma iniciativa a louvar!

A criação do Porto Forward, um movimento para promover o Porto e o Norte e atrair turistas e visitantes à região. Para promover as festas Portuenses do São João, o Porto Forward levou a cabo uma flashmob de “marteladas” em Madrid no passado dia 10 de Junho (curiosamente, o Dia de Portugal).

Portugal afinal até ganha uns prémios no estrangeiro (sem ser soccer related). Um dos prémios que ganhou este ano foi o de melhor stand na Feira de Turismo em Madrid (Fitur), destacando-se entre 166 países e regiões. O stand tinha como mote “Prove Portugal” e como objectivo envolver o visitante, comunicando a riqueza da gastronomia portuguesa, a sua modernidade e sofisticação. O Stand foi recheado de cultura e tradição Portuguesas que, pelos vistos, fizeram as delícias dos visitantes.

Estas foram 3 das iniciativas que me vieram à memória, tendo descurado de certeza umas quantas outras. Agradecia aos leitores que se lembrem de outras iniciativas semelhantes que tenham acontecido nos últimos tempos, que partilhem essas notícias aqui no blog.

Esperemos que de futuro a cultura Portuguesa não seja mais famosa e conhecida pelos estrangeiros do que pelos Portugueses.

Advertisements